Sede Administrativa

Centro Administrativo do Estado – BR-101 km 0 – CEP 59064.901

Fale conosco

(84) 3234 - 9490
(84) 9 9950 - 9341
(84)9 9658 - 0515 - Whatsapp

Horario de atendimento

Seg à Sex: 8:00 - 14:30

AUMENTA CRISE NA EMATER: Assessores de seis escritórios regionais também pedem renúncia

Grupo cobra resposta do Governo do Estado sobre saída do diretor geral, Cesar Oliveira

Vinte novos pedidos de renúncia de cargo na Emater-RN nesta segunda-feira (24). Agora, foi a vez de assessores que atuam nos regionais de Assu, São Paulo do Potengi, João Câmara, São José de Mipibu, Currais Novos e Caicó – seis dos dez escritórios regionais da Emater existentes no estado.
Os servidores que entregaram os cargos atuavam como assessores em diversas áreas: Crédito, Agroecologia, Mercados e Pecuária.
Amanhã (25/02), às 9h, está marcada uma Assembleia Geral Extraordinária da categoria, no auditório da Emater, em Natal, para discussão sobre a crise institucional e a expectativa é que novas renúncias de assessores aconteçam.
Os 20 servidores que entregaram os cargos hoje cobram uma resposta do Governo do Estado sobre o pedido de saída do diretor geral da Emater, Cesar Oliveira, feito na semana passada pelo coordenador de planejamento e de três subcoordenadores – de Crédito; Pecuária; e de Agroecologia e Convivência com o Semiárido.
O clima de instabilidade institucional cresce a cada dia e tem uma série de motivações: Ingerência na atividade técnica desenvolvida pelos coordenadores, subcoordenadores, gestores regionais e técnicos locais; difícil ambiente institucional; inoperência para a sobrevivência da Emater; falta de compromisso funcional com os servidores; omissão na participação de importantes eventos voltados à agricultura familiar no país; veículos com documentação atrasada e sem manutenção; inércia na resolução de problemas institucionais, causando o sucateamento geral da Emater nos municípios onde atua e na sede estadual; além de remoção de servidores de forma arbitrária.
Diante dos pontos enfatizados, a categoria defende a substituição imediata do diretor geral Cesar Oliveira como um pleito urgente para a instituição.
O movimento que acontece nos últimos dias na Emater é considerado histórico, nunca tendo sido visto durante seus quase 70 anos de existência da instituição no Rio Grande do Norte.