Sede Administrativa

Centro Administrativo do Estado – BR-101 km 0 – CEP 59064.901

Fale conosco

(84) 3234 - 9490
(84) 9 9950 - 9341
(84)9 9658 - 0515 - Whatsapp

Horario de atendimento

Seg à Sex: 8:00 - 14:30

NOTICIAS

Servidores da Emater-RN em defesa da Ater pública e estatal no país

Valorização dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural pública e estatal no país. Esse foi o objetivo de um ato que reuniu, esta manhã, servidores e colaboradores, além de dirigentes da Assema-RN e da Emater-RN.

O movimento foi iniciado ontem (16) em todo o país, como proposta da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Entidades de Ater (Faser). À noite, o Congresso Nacional projetou em sua fachada uma mensagem de apoio à extensão rural pública.

Para a diretora-presidente da Assema, Suzany Figueiredo, as Emateres são as principais responsáveis pela execução das políticas públicas que chegam aos agricultores familiares de forma gratuita, e que por esse motivo precisam ser fortalecidas. “Todos que contribuem com a Emater-RN, sejam servidores efetivos, concursados, colaboradores, bolsistas ou estagiários, de alguma forma estamos contribuindo para que a Ater aconteça na ponta”.

O diretor-geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, citou a articulação em âmbito nacional propondo a valorização da Ater pública estatal, que envolve a Faser, a Asbraer, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), parlamento e movimentos sociais.  Existe também a proposta do deputado federal Josenildo Ramos (PT-BA) para a criação de um sistema nacional de Ater, que prevê fontes de financiamento para a atividade, assim como já acontece com a saúde e educação.

“Esse movimento nacional é necessário, para que a agenda da Extensão Rural se fortaleça. Devemos reconhecer, valorizar e cobrar para que tenhamos mais recursos, mais gente, mais condições de realizar o trabalho com qualidade. Também devemos estabelecer alianças com os movimentos sociais do campo, como a Contag, Contraf, MST, cooperativas da agricultura familiar, para darmos legitimidade social a essa luta”, considerou Cesar Oliveira.